Como devem ser as primeiras saídas do bebê?

A recomendação dos pediatras é que no primeiro mês de vida as primeiras saídas do bebê fiquem restritas as visitas médicas, vacinas, aos banhos de sol e outros cuidados de saúde necessários. O bebê ainda está em período de adaptação. Seu sistema imunológico está em desenvolvimento e, por ainda ter tomado poucas vacinas, suas defesas limitadas  Neste período deve-se evitar ambientes fechados e com muita aglomeração. O principal risco são infecções respiratórias oriundas de contato com vírus de outras pessoas. Também os passeios não devem ser muito demorados para não atrapalhar a rotina de sono e alimentação.

A partir do segundo mês pode-se intensificar aos poucos os passeios com as mesmas considerações.

No terceiro mês de vida o bebê estará mais protegido devido à ação das vacinas, e já terá desenvolvido anti-corpos contra certas doenças. Assim é mais seguro sair com ele e pode-se ousar um pouco mais nos passeios. De qualquer forma, dê preferência a locais ao ar livre. Ocontato com a natureza, o sol, o vento, pequenos barulhos e a presença de outras pessoas trarão novas e boas sensações para ele.

Atente-se!

É importante sempre observar a oscilação da temperatura e vestir o bebê corretamente. Muitos locais fechadosauto_mirror_bis_2-300x218 também possuem ar condicionado. Nos passeios outdoors ele estará suscetível a mudanças do tempo. É recomendável também ter sempre uma mantinha para protegê-lo. – Clique aqui nossas opções –

Outra medida de prevenção é evitar o contato principalmente de estranhos. Toques devem ser feitos somente com as mãos higienizadas. Tenha sempre álcool em gel por perto e não hesite em pedir gentilmente para que o utilizem. 

Em passeios de automóvel, o uso de cadeiras certificadas pelo INMETRO apropriadas ao tamanho e ao peso da criança é obrigatório e conferem proteção imprescindível ao bebê.

Com certeza valerá a pena respeitar essas pequenas limitações nas primeiras saídas do bebê para garantir a saúde e o bem-estar dele!

 

Esse post foi escrito em co-produção com Gean Carlo da Rocha – Médico Pediatra e Neonatologista (CRM 6236), com residência médica e especialização no Hospital Infantil Joana de Gusmão e Maternidade Carmela Dutra em Florianópolis. Atualmente chefe do serviço de Neonatologia da Maternidade Carmela Dutra e Neonatologista da Clínica Santa Helena.
Contatos: (48) 3039-0160  email: geancrocha@terra.com.br

Alba & Maria Carolina & Maria Clara
Alba & Maria Carolina & Maria Clara
Três gerações unidas pelo amor a maternidade.