Como relaxar nos últimos dias da gestação?

Pequenas atitudes e atividades que me ajudaram a relaxar na reta final!

Tive uma gestação muito tranquila. No início, quando normalmente os sintomas desagradáveis são mais acentuados, tive poucos. Salvo a azia, me senti muito mais disposta e dinâmica durante todo o período. Nos últimos dias que antecederam a chegada da Maria Clara também tive poucos dos desconfortos comuns a essa fase. Porém, senti mais o inchaço nas pernas e pés e dores nas costas. Ah e muita, muita ansiedade! Observei que algumas pequenas atitudes me ajudaram a minimizá-los e administrar melhor minhas emoções. Compartilho então essas dicas para relaxar e curtir os últimos dias da gestação.

  • Redobrei o cuidado com a alimentação. Passei a evitar alimentos muito condimentados e estimulantes pois estes aumentavam consideravelmente a azia. Em contrapartida procurei ingerir mais alimentos alcalinos da minha preferência como: brócolis, rúcula, batata doce, mamão, limão,…
  • Diminui a ingestão de líquidos a noite para evitar as idas constantes ao banheiro. Isso acabava fazendo com que muitas vezes eu perdesse o sono.
  • A noite também tentava me desligar do celular. Para isso procurava deixá-lo fora do meu alcance.
  • E procurei estabelecer uma rotina de sono, dormindo pelo menos 8 horas por noite e descansando sempre que possível a tarde também. Usei a função “hora de dormir” do Iphone para me disciplinar na hora de deitar e acordar.
  • Sentia muito a compressão das minhas costelas. Por isso, troquei o uso sutiãs por tops de academia e regatas por baixo das blusas. 
  • Intensifiquei as atividades que me relaxavam e me davam prazer como o yoga. Assim como os cuidados comigo. principalmente aqueles em que ficava bem passiva: massagem, pedicure, limpeza de pele, banhos de banheira… 
  • Fiz drenagem linfática durante toda a gravidez (com o aval da minha médica) e aumentei a periodicidade das sessões de uma para duas vezes nas últimas semanas. Senti que ajudou muito na sensação alívio principalmente nas pernas e a desinchar o corpo todo.
  • Percebi que a organização, mais do que nunca, me tranquilizava. A partir de leituras e dicas de amigas experientes desenvolvi vários checklists dos últimos preparativos (logo compartilharei em um post aqui). Neste processo aprendi a delegar e pedir ajuda para pessoas próximas e também me despreocupar daquilo que não era imprescindível e que poderia ficar pendente (pendurar aquele enfeite de parede no quartinho que faltou, revelar as fotos do ensaio de gestante).

dicas-para-relaxar-01

Meu último dia a espera da Maria Clara foi marcado por uma deliciosa tarde na praia. Foi uma das poucas oportunidades que não trabalhei e realmente consegui me desligar das minhas atividades. Intuo que meu relaxamento ajudou ela a vir. Para sempre vou ter essa linda lembrança das horas que antecederam nosso encontro! 

Ninguém melhor do que você sabe o que lhe proporciona bem estar – priorize-se!

?

Veja também outras alternativas de práticas naturais para relaxar que também me ajudaram aqui. 

 

Alba & Maria Carolina & Maria Clara
Alba & Maria Carolina & Maria Clara
Três gerações unidas pelo amor a maternidade.