Você sabia que há práticas naturais que as próprias mamães podem estar fazendo em casa para aliviar alguns dos desconfortos mais comuns na gestação ?

O auto conhecimento e o cuidado com seu corpo é muito importante para as gestantes. Destacamos algumas idéias simples de práticas naturais que toda gestante pode realizar:

 
Auto-massagem

Sabe aquele momento, em que você passa um creme preventivo de estrias, ou óleo? Você pode incluir nesse ritual, uma auto-massagem. Isso mesmo, você pode aproveitar esse momento para massagear seu couro cabeludo, a face, o pescoço, ombros, braços, mãos e pés. A auto-massagem é um bom momento de dar carinho e atenção a você mesma e consequentemente ao seu bebê. Ele sentirá as boas sensações que você vai sentir. Você também pode utilizar um creme com aroma de lavanda, que tem propriedades de acalmar e relaxar, sendo indicado para ansiedade e insônia.

Hidroterapia

Na hora do banho, permita-se tomar uma ducha mais longa, com a água quentinha, principalmente na região da coluna. A água quente da ducha ajuda a musculatura a relaxar, liberando tensões e aliviando dores. Além da água ser por si só um elemento da natureza que traz características de relaxamento, soltura e flexibilidade, ela também ajuda as mamães a soltarem sentimentos e emoções, como: medos, incertezas, preocupações e tristezas. Outra alternativa fácil para aliviar desconfortos é a bolsa de água quente, especialmente na região lombar. 

Geoterapia

Os benefícios das argilas para a saúde são imensos e durante a gestação ela traz um aspecto vital a dupla mãe e bebê: a nutrição. A terra é o elemento da natureza que nos traz nutrição, nos dando mais vitalidade e disposição. Na fase  da gestação em especial, ela vai auxiliar na boa formação do seu bebê. A nossa dica é caminhar descalça na terra molhada. Também, é possível comprar argila em lojas de produtos naturais, ela vem em pacotes de 1kg, e parece um pó bem fininho. Para usar, você acrescenta 4 colheres de sopa da argila em uma bacia com água o suficiente para cobrir os tornozelos. Essa é uma modalidade da geoterapia que chama-se água argilosa. Ela é indicada para aliviar as tensões, preocupações, insônias, mente agitada e confusa. Como beneficio, promove maior circulação energética no corpo, contribuindo para deixar você mais centrada, aterrada (o famoso “grounding”), tão necessário para as gestantes. Uma dica importante: ao comprar a argila, compre da cor verde, que é a mais indicada para técnicas de auto-cuidado nessa fase.

Alimentação 

Tudo o que a mãe ingere vai direto para o bebê, por isso, dê preferência a alimentos recém colhidos! Quanto mais cedo consumidos, mais energia vital você vai consumir, o que é ótimo para o seu bebê. Além disso, invista em alimentos orgânicos, da época e locais. Cuidado especial com a higienização de frutas e hortaliças. 

Cromoterapia

 Você sabia que as cores também são utilizadas para terapia? Uma dica simples, é comprar uma lâmpada de cor azul, para utilizar no quarto. Essa cor tem propriedades calmantes, o que contribui para induzir o sono, ajudando assim as gestantes a relaxarem em especial auxiliando aquelas que sentem dificuldades para dormir.

Durante as semanas que antecedem o parto as dicas acima serão muito úteis, já que a tendência natural é que a gestante sinta-se mais cansada e ansiosa. 

Relaxamento

Esse post foi escrito em co-produção com Amanda Oliveira Shaid mãe do Miguel e da Daniela. Naturóloga pela Universidade do sul de Santa Catarina. Pós graduada em Acupuntura pela Faculdade Ibrate, Curitiba. Educadora Perinatal pela International Childbirth Education Association (ICEA). Doula de Parto e Doula Pós Parto pela DONA International. Contatos: (49) 9812-3945,  (49) 3199-1395 email: nandasancas@hotmail.com

 
Alba & Maria Carolina & Maria Clara
Alba & Maria Carolina & Maria Clara
Três gerações unidas pelo amor a maternidade.